𝐑𝐄𝐕𝐏𝐀𝐓𝐈 (𝐑𝐞𝐯𝐞𝐧𝐮𝐞 𝐏𝐞𝐫 𝐀𝐯𝐚𝐢𝐥𝐚𝐛𝐥𝐞 𝐓𝐢𝐦𝐞-𝐁𝐚𝐬𝐞𝐝 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨𝐫𝐲 𝐔𝐧𝐢𝐭)

É, de facto, impressionante que opções como o early check-in ou o late check-out ainda não tenham sido instituídas como um standard no segmento de hotelaria de cinco estrelas, ou na época baixa quando há uma taxa de ocupação baixa que permite uma maior flexibilidade de gestão de inventário a nível operacional. Ou porque não exclusivo para reservas diretas no próprio website do hotel? De certeza que teriam uma legião de clientes fidelizados só por causa disso.

Muita coisa está ainda por inovar, também a nível de sistemas que permitam essa flexibilidade de add ons como o early check-in ou o late check-out, entre outros. Por isso, está para breve a divulgação de um parceiro com selo de qualidade da 𝐇𝐨𝐭𝐞𝐥 𝐓𝐞𝐜𝐡 𝐌𝐚𝐫𝐤𝐞𝐭, que irá disponibilizar um desconto de quantidade aos hotéis que se juntarem ao respetivo grupo de compra conjunta de tecnologia. Em breve irá ficar disponível no nosso website.

Para além disso, a venda de quartos à hora é já uma realidade em diversas geografias. Este tipo de gestão do inventário temporal é igualmente frequente em infraestruturas como parques de estacionamento, salas de reunião ou golfe, onde o revenue management com base horária é amplamente utilizado.

Um dos principais indicadores associados a esta abordagem, com suporte na ciência de revenue management, é o 𝐑𝐄𝐕𝐏𝐀𝐓𝐈 (𝐑𝐞𝐯𝐞𝐧𝐮𝐞 𝐏𝐞𝐫 𝐀𝐯𝐚𝐢𝐥𝐚𝐛𝐥𝐞 𝐓𝐢𝐦𝐞-𝐁𝐚𝐬𝐞𝐝 𝐈𝐧𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨𝐫𝐲 𝐔𝐧𝐢𝐭), considerado uma métrica abrangente no contexto do revenue management. Em termos práticos, o consagrado REVPAR (Revenue Per Available Room) é, na realidade, um exemplo específico de REVPATI, onde a unidade de tempo é a “noite” e a unidade de inventário é o “quarto”, ou seja, o REVPAR corresponde, em essência, ao REVPATI para “room nights”.

Neste tipo de modelo de gestão, é prática comum identificar os períodos de maior, média ou menor procura, por hora, dia da semana, mês ou ano, para em seguida, definir diferentes preços ou condições de serviço. No caso de salas de reunião, é inclusivamente possível encontrar exemplos em que a unidade de inventário utilizada é o metro quadrado, o que ilustra bem o grau de sofisticação possível.

O REVPATI encontra-se, portanto, amplamente disseminado em várias indústrias e revela-se uma métrica extremamente valiosa para a otimização dos recursos disponíveis.

Para os que demonstram particular interesse por esta temática, uma visita ao Japão poderá constituir uma verdadeira inspiração. Os hotéis cápsula são um caso notável deste tipo de práticas: um conceito radicalmente distinto, mas cuja operação se baseia fortemente na gestão por hora, ao ponto de ter surgido uma indústria inteira em torno deste modelo. Existem inclusivamente websites como o byhours.com ou pt.dayuse.com especializados na venda de estadias à hora, o que atesta a maturidade e relevância desta abordagem.

O que é a uauai.com?

Oferecemos dois pilares de serviços para o setor hoteleiro, adaptados às necessidades específicas de cada cliente.

  • Consultoria especializada e outsourcing para a Hotelaria em Revenue ManagementE-commerceMarketingFinanceiraBI  (Business Intelligence) e Inovação Tecnológica para hotéis.
  • Desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial à medida para a Hotelaria, e Automação de processos com AI para a hotelaria.

Receba noticias do mundo da AI e inovação na hotelaria

Sabemos que tudo está a evoluir muito rápido. Não se preocupe, nós avisamos quando inovações relevantes surgirem no mundo da hotelaria.

Sabemos que está difícil de acompanhar toda a evolução da AI e inovação atualmente. Quer ficar informado sobre as maiores inovações na hotelaria? Siga-nos!