Aprenda sobre “Redes Generativas Adversariais”GANs e Prompts. Como isto está a acontecer na hotelaria?  

O que significa “Redes Generativas Adversariais” (em inglês, Generative Adversarial Networks)

Já todos vimos aqueles vídeos e imagens impressionantes, que parecem quase reais. Para alguns, isto é arte; para outros, são apenas brincadeiras. Mas o que está por trás disto tudo é uma tecnologia que veio mudar o mundo: as GANs, que significa “Redes Generativas Adversariais” (em inglês, Generative Adversarial Networks). Basicamente, as GANs fazem parte da inteligência artificial e do machine learning (aprendizagem automática), onde as máquinas aprendem a criar coisas novas a partir de exemplos. Além destas áreas, as GANs também usam conceitos de estatística, programação e muita matemática para funcionarem bem.

A inteligência artificial está a fazer coisas cada vez mais uau com estas soluções baseadas em GANs, mas, ainda assim, tem as suas “alucinações” para quem ainda não sabe usar bem os prompts. Numa GAN existe sempre o “generator” (gerador), que cria um objeto, e o “discriminator” (discriminador), que deteta se esse objeto é falso ou não, e esse processo repete-se as vezes que forem necessárias até sair o melhor possível para um determinado modelo.

Explicando de forma simples, é semelhante ao que acontece no mundo da arte: há os falsificadores de arte (o “generator”) e depois há os especialistas de arte que analisam se essa arte é ou não falsificada (os “discriminator”), e este loop entre o especialista de arte e o falsificador repete-se, onde o “generator” tenta enganar o “discriminator” pela sua autênticidade, até que o especialista de arte (o “discriminator”) achar que o objeto não é algo falsificado e aí saí o output final da AI que nós vemos, e quase mal conseguimos destinguir se foi algo feito com AI.

Portanto, à medida que o “generator” e o “discriminator” das GANs se tornam ambos mais inteligentes e melhor treinados, o desempenho do modelo continuará a melhorar. Daí a evolução dos modelos ter sido tão grande, e tão rápido nos últimos meses, e não vão parar de melhorar até serem quase “perfeitos”, e ninguém sequer detete que algo foi gerado por AI.

O que significa “Redes Generativas Adversariais” (em inglês, Generative Adversarial Networks)

Ora, mas onde entra o utilizador no meio disto?

Do lado dos utilizadores, à medida que vão aparecendo cada vez mais especialistas em prompt engineering, os prompts quase eliminam por completo as chamadas “alucinações” que por vezes denunciam se um ou outro objeto é ou não real, por mais perfeito que seja o modelo de AI que se utiliza. Como costumo dizer, “Um excelente modelo com uma prompt fraca, pode ser superado por um modelo mais fraco com uma prompt excelente.” David Lamelas. Saibam mais aqui https://uauai.com/2025/05/19/o-novo-modelo-da-open-ai-esta-no-ar-gpt-4-1-com-1-milhao-de-tokens/

O prompt engineering, associado ao resto, sem ser apenas vídeo, tem o mesmo resultado (além disso, existem os “transformers” que explicaremos numa próxima newsletter); ou seja, se quer uma aplicação com AI para a hotelaria, uma parte do sucesso está no prompt, na pergunta que se faz. Portanto, é importante ter especialistas do sector hoteleiro a desenvolver soluções para a hotelaria, pois são também esses especialistas que sabem fazer a pergunta certa e dar as instruções certas sem deixar nenhum coelho fora da cartola. Claro sem esquecer a necessidade de um desenvolvedor de software e especialista em AI para montar tudo. Ora, também é isso que encontra na Uauai: especialistas em ambas as matérias, hotelaria e desenvolvimento com AI.

Isto prova que será sempre importante haver especialistas em hotelaria, não serão substituídos, mas sim talvez reinventados. Nós já nos reinventámos. Junte-se à Uauai e siga a nossa newsletter em https://uauai.com/.

Imagine, portanto, ter vídeos de alta qualidade no seu hotel, feitos por si, pelos seus clientes ou por especialistas. Onde o realizador sabe exatamente o que quer e é hoteleiro. Onde o seu hotel pode ser o cenário exclusivo para mil aventuras para os seus clientes interagirem e criarem as suas próprias aventuras excêntricas com AI, claro para partilhar nas redes sociais. Enfim, a imaginação é o limite. Seja criativo/a é a sua oportunidade! Quer desenvoler essa ou outra solução com AI para o seu hotel? Contacte a Uauaihttps://uauai.com/contactos/

Aprenda mais sobre esta tecnologia e AI e como pode ser útil para a hotelaria. Assine em baixo e receba a próxima newsletter!

Deixe um comentário

O que é a uauai.com?

Oferecemos dois pilares de serviços para o setor hoteleiro, adaptados às necessidades específicas de cada cliente.

  • Consultoria especializada e outsourcing para a Hotelaria em Revenue ManagementE-commerceMarketingFinanceiraBI  (Business Intelligence) e Inovação Tecnológica para hotéis.
  • Desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial à medida para a Hotelaria, e Automação de processos com AI para a hotelaria.

Receba noticias do mundo da AI e inovação na hotelaria

Sabemos que tudo está a evoluir muito rápido. Não se preocupe, nós avisamos quando inovações relevantes surgirem no mundo da hotelaria.

Sabemos que está difícil de acompanhar toda a evolução da AI e inovação atualmente. Quer ficar informado sobre as maiores inovações na hotelaria? Siga-nos!